terça-feira, 10 de abril de 2012

Um "quase" sussurro


O CD “As quatro estações” da banda Legião Urbana é o quarto na sua carreira e a prova de que “os garotos de Brasilía” chegaram para ficar. Lançado em 1989, o álbum é considerado por muitos como o melhor da carreira da Legião. Ironicamente ou não, nasce de um dos momentos mais  tumultuados da vida dos rapazes.
Em 1989, o país passava pela alta inflação e a AIDS era temida por todos. A Legião Urbana que desde do lançamento do disco anterior  “Que País é Este” tinha seus shows marcados pela violência e a rebeldia e até algumas confusões, enfrentava brigas, desentedimentos que culminariam na saída do então baxista Renato Rocha e um suposto afastamento do líder Renato Russo.
Mas nada disso comprometeu a música impecável do trio da capital “sonho” de Juscelino ,que viriam a se tornar uma das melhores banda de rock do país. Que no quarto álbum de sua gloriosa trajetória prefere ficar mais “na dela” e adota uma postura bem mais intimista e introspectiva. A rebeldia de antes se transforma em resignação e amadurecimento. O disco se torna mais pop, ao mesmo tempo em que usa e abusa de uma calmaria embalada por melodias serenas e melancólicas. A “Legião” rebelde e revoltada de outrora, agora sussurra.Mas sem perder a esperança , o otimismo e nem muito menos, o seu desejo de lutar  por um mundo melhor.
O álbum ou o “quase sussuro” da Legião é o mais vendido e teve dez de suas onze faixas tocadas no rádio. Dado, Marcelo e Renato agora acreditam no amor e no seu poder de mudar as coisas. O que nos deixa transparecer na famosa “Pais e Filhos”. Acreditam que a esperança vem com o sol, como em “Quando o Sol Bater Na Janela do Teu Quarto” . Cantam para uma sociedade doente e uma juventude calada e agonizada em “Há tempos” e cantam para as minorias através de “Meninos e Meninas”. Abusam do recurso de intertextualidade, ao juntar e “musicar” o texto biblíco de “ I Coríntios 13” e o “Soneto 11” de Camões, em “Monte Castelo”. Abusam de sua integibilidade e originalidade tão aclamadas.


Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário